assunto que deseja
 
   
 
 
31 de outubro de 2014
 
 
Enfermidades
Triagem e vigilância
Colostomia
Colonoscopia
Condilomas
Constipação
Hemorróidas
Prolapso Retal
Prurido Anal
Fissura Anal
Câncer Colorretal
Início
Diretoria
Enfermidades
Links
Indique o site
Contato
  Início arrow Condilomas
 
 
Condilomas

»Que são verrugas anais ?
 
São lesões relativamente comuns , que afetam a área anal. Também podem surgir na região genital. Iniciam pequenas , como a cabeça de um alfinete, e podem aumentar muito de volume, se espalhando pela região anogenital. Podem não causar desconforto inicialmente, passando desapercebidas. 
 
»Qual a causa das verrugas anais ( condilomas ) ?
 
 
São causadas pelo Papilomavírus humano ( HPV), sendo contagiosas. Geralmente, são  transmitidas por contato direto interpessoal. 
 
»Estas verrugas têm que ser retiradas ?
 
Sim. Se não forem removidas, aumentam de volume, se espalham, causando desconforto e cheiro fétido. Além disso, estão envolvidas no surgimento de câncer de colo uterino e de câncer anal. 
 
»Quais são os tratamentos disponíveis ?
 
Se os condilomas forem pequenos e afetarem apenas a pele anal, podem ser removidos através da aplicação de medicações tópicas cáusticas, Estas aplicações devem ser feitas por médicos e requerem grande precisão, pois a pele sadia em torno das lesões facilmente pode ser queimada. São necessárias várias aplicações.
Para que as verrugas sejam removidas mais rapidamente, podem ser cauterizadas com eletrocautério . O laser pode ser usado , mas não tem nenhuma vantagem sobre os outros tratamentos.
A cauterização pode ser feita em consultório, sob anestesia local, ou em centro cirúrgico, sob sedação, dependo do tamanho, do número de lesões e dos locais afetados. Não é necessária internação. 
 
»Pode uma única sessão de tratamento curar o problema ?
 
Infelizmente, em muitos casos, não. As verrugas podem ressurgir após o tratamento, pois o vírus pode permanecer " escondido" na pele aparentemente normal, por vários meses. O paciente deve fazer revisões periódicas, por vários meses, para que novas lesões que forem surgindo, sejam eliminadas imediatamente. 
 
»Como se pode evitar o contágio ?
 
Evitando contato íntimo com indivíduos que apresentem condilomas.
Como os parceiros podem não estar conscientes de que sejam portadores da doença, devem ser examinados.
Da mesma forma, a limitação do contato sexual com um parceiro apenas diminui a chance de exposição ao vírus.
 Pacientes que sejam portadoras do HPV na área ginecológica, devem ser submetidas a exame proctológico, pois pode haver lesões apenas internas no ânus.

 
Rua Mariante, 239 • conj. 401 • CEP 90430-181 • Porto Alegre • RS • Fone: (51) 3222-4789